INSS a a exigir identificação biométrica de aposentados e pensionistas que autorizarem descontos em consignados 5r2159
Instituto Nacional do Seguro Social vai exigir já a partir da próxima sexta-feira (23), a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que parcelas do empréstimo consignado, sejam descontadas diretamente dos benefícios previdenciários. 1v3j6u

Imagem Ilustrativa
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai exigir já a partir da próxima sexta-feira (23), a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que parcelas do empréstimo consignado, sejam descontadas diretamente dos benefícios previdenciários.
A referida medida que trata dessa mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19).
Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados, somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal.
A identificação biométrica feita por meio da verificação de características físicas como a foto ou a impressão digital dos beneficiários, atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados.
Concessão de novas autorizações automáticas para consignados está bloqueada desde o último dia 8, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).